sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

I.C. a favor ou contra




Ultimamente tem-se falado muito dos implantes cocleares, é nos jornais, na televisão, etc. e porquê?

Porque mais uma vez não há implantes em Coimbra para colocar em crianças e adultos, e mais uma vez a APAIC (Associação Portuguesa de Apoio aos Implantados Cocleares) escreve cartas, fala com a comunicação social, tentando chamar à atenção do I.C., desta vez o pai do Matthew (do movimento Silent Sculture) ajudou a APAIC na sua luta pelos implantados, de mostrar as vantagens dos I.C..

Mais uma vez algumas pessoas surdas que são contra os I.C. são extremamente agressivos nas suas formas de lutar contra os I.C. muitas vezes sem realmente saberem o que é o I.C., dizendo mentiras e coisas que até lhes fica mal porque dizem tantos disparates.

Chegam até a pôr vídeos falsos, e quando lhes pergunto, aqueles que me conhecem, se eu sou doente, infeliz, atrasada ou outra coisa assim, respondem-me que não é nada contra mim, mas contra o I.C. e eu digo mas eu tenho I.C. desde os 3 anos de idade e agora tenho 20 anos.

E sou muito feliz com o meu I.C. mas aceito pais que não queiram pôr I.C. nos seus filhos, é a opção deles,embora ache que não é a melhor opção.

Agora dizerem que são contra os I.C. porque acaba a LGP, ou a comunidade surda, é para mim puro egoísmo, nunca ouvi falar de que as pessoas cegas estejam contra o olho biónico porque os cegos vão acabar  e o braille também vai acabar.

Estes argumentos são discriminação, ignorância e talvez até manipulação das pessoas surdas.

Eles dão argumentos falsos e negam a verdade, os factos.

Existem em Portugal cerca de 1000 implantados, muitas crianças e jovens, ninguém morreu, nem ficou  paraplégico, também não conheço ninguém com problemas psicológicos por ter I.C., pode ter outras doenças como todas as outras pessoas.

Há I.C. melhores que outros por exemplo o meu I.C. não foi dos que teve mais sucesso, mas ainda assim agradeço todos os dias aos meus pais por me darem um I.C..

Gostava muito de fazer um 2º I.C. se pudesse!

E digo mais... Sou surda, vou sempre ser surda, tenho amigos surdos e ouvintes e implantados, negros, chineses, altos e baixos,..., sei LGP  mas tenho um I.C. que me dá a liberdade de ouvir a música, o mar, o canto dos pássaros e a voz dos meus pais, do meu irmão e do meu namorado!!!

Sofy*

17 comentários:

  1. Parabéns adoro ler o que escreves és fantástica !! Sou mae de 2 meninos com surdes neuro-sensorial de grau profundo !! Hoje mesmo fui obrigada a ir a coimbra comprar as próteses para os meus filhos , já são as terceiras que compro , pois este malvado pais esqueceu que tem crianças que gostariam de ouvir a voz dos pais e sem elas não dá !! Fui obrigada a pedir ajuda aos meus pais ,pois á um ano que estou a espera que o pediátrico de coimbra resolvesse a minha situação e ate hoje nada !! beijinho desculpa o desabafo é apenas o coracao de uma mae desesperada e cansada de gritar ajudem os surdos eles tem o mesmo direito de qualquer outra criança não os abandonem , pois são pessoas maravilhosas !!!!!!!!!!!!!!!! beijinho beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra
      Muito obrigada pelo comentário e por partilhar as suas dificuldades em relação as próteses, a APAIC às vezes tem próteses que nos dão e que empresta às pessoas.
      Muitos beijinhos e boa sorte.

      Eliminar
  2. Boa sofia !!! Se todos pensassem como tu!!! Seria tudo melhor! A minho filha foi implantada com 1ano aos dois ouvidos e agora tem 15 meses e....que diferença desde então!!! Desenvolveu-se muito mais e melhor!!! Espero que um dia me agradeça como tu :) um bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá mp
      Claro que vai agradecer, e mais do que isso, vai ser muito feliz e enfrentar melhor os problemas que vai passar!
      Um beijinho e obrigada

      Eliminar
  3. As pesssoas falam falam falalam mas de certeza que nunca exprimentaram o I.C.
    Sou a favor do I.C porque o I.C mudou a minha vida para melhor, consegui ouvir os osns com melhor qualidade.
    Desde que tenho o I.C que fiz ,uitas melhorias a nivel de audição e de linguagem
    Quem e contra pare para pensar que o I.C e uma coisa boa e nao e por o I.C existir ou melhorar a qualidade de vida das pessoas que a comunidade surda vai acabar ou que ja nao vai existir L.G.P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, isso é verdade!
      Tenho a certeza que esses protestos contra os I.C. não vão longe mas mesmo assim eu acho que as pessoas que são contra deviam respeitar as opções das outras pessoas.
      Muito obrigada pelo comentário.
      Beijinho

      Eliminar
  4. Olá Ana! Se soubesse o que sei hoje em relação ao implante coclear, o Miguel teria colocado 2 e não só um I.C. Já passaram quase dez anos desde que colocou I.C..Mas, só a ouvir do lado direito a audição dele é muito boa. Frequenta a escola numa turma de ouvintes, é bom aluno e está bem integrado. Claro que tem precisado de apoio com terapia da fala e professores de ensino, especial. Pratica Kung-Fu além do desporto escolar, gosta muito de praia e de ir a piscina. Acima de tudo é FELIZ, NÂO TEM QUALQUER PROBLEMA MENTAL, é um rapaz normalíssimo. Sabe LGP e tem amigos surdos como ele. O Miguel não deixou de ser surdo, apenas tem um Implante Coclear que o ajuda a ouvir e a ter outras oportunidades na vida. Quem fala contra o I.C. não sabe do que fala, porque nunca experimentou. Um grande beijinho para ti, és uma "menina" muito especial, com uma família muito especial.Obrigada pela vossa amizade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Graça
      Obrigada pela partilha.
      O Miguel já tem muito sucesso, acredito que vai ter um óptimo futuro.
      E cá continuamos com a nossa luta na APAIC.
      Beijinho

      Eliminar
  5. Olá Ana, adorei o teu blog. És muito corajosa e muito lutadora tal como eu. Vi a tua apresentação no simpósio na freguesia de Paranhos. Tenho ouvido os surdos que não querem o I.C. o que me surpreenderam- me, se calhar eles tem medo ou sejam por estarem mal informados. Não sou implantada mas estou a espera há quase dois anos.... Mas recebi as boas noticias que vou ser chamada brevemente para fazer os exames e seguir ser operada, espero eu! Os implantes devem chegar amanha. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário.
      Fico muito contente e muito boa sorte.
      Vai dando noticias :)
      Beijinho

      Eliminar
  6. Concordo por inteiro contigo, continua com esta força de sempre, e que sejas acima de tudo mesma com este exemplo que muitos te seguem! Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário.
      Espero poder ajudar alguém, com os meus desabafos!
      Beijinho

      Eliminar
  7. Olá Sofia, gostei de ler o que escreveste e principalmente de te ter encontrado. Também sou surdo bilateral profundo e uso I.C. desde os 16 anos. Neste momento tenho 20 e estou prestes a acabar a licenciatura em economia.
    Conheci há poucas semanas uma surda com I.C., que tem 18 anos e contou-me que um médico lhe disse que não havia implantados na universidade...e eu pensei "Será que sou o único?". Nem imaginas o quão contente me senti ao ter descoberto este blog e saber que também és estudante universitária. Realmente somos capazes de ir tão longe quanto quisermos e quanto nos permitirmos sonhar. Apesar de todos os obstáculos que sentimos com a surdez, nosso maior obstáculo somos nós mesmos.
    Conheço apenas mais uma pessoa com I.C. e por isso não sei muito sobre a experiência dos outros. Gostava imenso que partilhássemos as nossas histórias, dificuldades e sucessos, com a surdez.
    Desejo-te a maior sorte para o teu curso e sobretudo para que te sintas realizada e feliz na tua vida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela partilha.
      Há muitos implantados na Universidade.
      Claro que podemos partilhar as nossas experiências.
      Muito boa sorte para ti também :)
      Beijinho

      Eliminar
  8. Olá, Sofia!

    Nada melhor do que a opinião de quem sabe sobre o que fala, de quem vive o que descreve.
    As teorias são muito filosóficas e idealistas … mas, a experiência é prática e real, logo, mais credível.
    Cada um é livre de fazer a própria escolha … mas, não pode escolher pelos outros.

    Parabéns, por ter a coragem de escrever o que sente (e que bem que escreve e argumenta … as publicações do blogue são muito aprazíveis).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Palmira
      Obrigada pelo comentário.
      E pelo facto, de me ter ensinado uma palavra nova :)
      Não sabia o que era "aprazível".
      Obrigada
      Beijinho

      Eliminar
  9. Estou fazemos um seminario que diz respeito ao IC, no caso, segundo minhas pesquisas, essa tecnologia tem como intuito, de certa forma, ajudar as pessoas quanto a sua deficiencia auditiva, so que, eu apoio também que apesar do I.C as pessoas implantadas deveriam dar continuidade no biliguismo, alias, esse biliguismo é importante para todos nós.

    ResponderEliminar