domingo, 26 de maio de 2013

Nascer surda ou ficar surda e a escrita...


Nascer surda ou ter ficado surda  é completamente diferente e  a nossa capacidade (aptidão) de aprender o português escrito também é diferente.
Uma criança, que já ouviu e ficou surda  já possui um vocabulário muito vasto (grande) e então se ficar surdo em adulto, já domina completamente o português escrito enquanto uma criança que tenha nascido surda, possui um vocabulário significativamente bem menor e ,com certeza, vai  influenciar a sua escrita (o português escrito) e a compreensão dos textos e por isso as pessoas que nascem surdas deveriam ter um ensino diferente de português escrito.

As pessoas surdas  não são todas iguais , tal como as ouvintes não são todas iguais. O ter nascido surda ou ter ficado surda, o grau de surdez, a família a que pertence, a inteligência,etc, tudo isto faz com que as pessoas surdas sejam todas diferentes. O seu desenvolvimento e sucesso depende dos professores que lhes aparecem pela frente e da forma como os ensinam mas as próprias pessoas surdas também deviam lutar e querer mais e não se contentarem com as migalhas (restos) que lhes dão, não somos nem superdotados e nem atrasados mentais, somos pessoas iguais aos outros mas precisamos de formas diferentes de aprender e que exijam de nós, que nos preparem para a vida, que nos ensinem português, e não nos deixem chegar aos 20 anos sem perceber aquilo que lemos, nem saber escrever correctamente!
Eu nasci surda profunda(profundíssima), ainda dou alguns erros e o meu vocabulário é um bocadinho pobre mas graças a Deus, tenho uma mãe que me ajuda e se dedicou a mim, desde que soube que eu era surda, e como nunca concordou com os métodos de ensino das escolas, ela própria me ensinou à sua maneira e por isso só lhe tenho que agradecer!!!

A mim aflige-me muito as pessoas surdas que saem do 9º ano e até mesmo 12º ano, e dão erros gravíssimos de português e não se preocupam em melhorar porque dizem que as pessoas surdas escrevem assim, escrevem muitas vezes como fazem LGP, mas estas línguas  são línguas completamente diferentes.
Penso que o ensino da Língua Portuguesa para surdos deveria ser diferente dos ouvintes, deveriam ensinar muito mais a ler e a escrever, do que darem obras como os "Maias", eu pessoalmente nem perdi tempo a ler esta obra ,li um resumo e pronto.
As pessoas surdas também deveriam lutar mais e perceberem que não saber português, não conseguirem transmitir as suas ideias por escrito os prejudica profundamente na sua vida.

Sofy*

1 comentário: