sexta-feira, 4 de abril de 2014

A fada do Som





Quando tinha 12 anos escrevi uma pequena história sobre quando descobri alguns sons a que se chamei "A Fada do Som".

A minha descoberta dos sons foi uma coisa que demorou muito tempo e foi muito lenta.

Fiquei fascinada e ainda fico com alguns barulhos que existem, são fantásticos, claro que os ouvintes não ligam porque para eles é normal; Adoro o som do piano e as vozes das pessoas que eu amo.

Por exemplo, no outro dia ia no carro e ouvia de vez em quando um barulho, assim tipo "POP", não sabia o que era e comecei a ficar preocupada porque podia ser alguma avaria no carro.

Então pedi à minha mãe para darmos uma volta e ver o que era.
Então o que era?

Era uma garrafa de água de plástico que com o calor fazia o  barulho (dilatava) o tal "POP".

Mais um som que descobri.

Aqui está então um bocadinho da história, espero que gostem!

e Beijinhos

"...Ouço barulhos!
Cada vez mais barulho, o que é?
Algo que dança!
Penso ver a coisa mais maravilhosa da minha vida.
Fadas; Faries e Borboletas; Butterflies.
Oh, a beleza desta fada a dançar.
É linda ! Linda! Linda!
Ela diz: Eu sou a Ephigénia, a Fada do Som.
Eu não consigo sequer pensar.
Estou fascinada, Estou espantada!
O meu coração está aos pulos dentro de mim!
Ephigénia diz: Sabes que o teu coração faz barulho?
A tua barriga faz barulho?
Quando rasgas papel , ele faz barulho, tudo faz barulho, menos os teus pensamentos.
E eu pensava: "Então tudo faz barulho"
Ganhei coragem e perguntei:
Quem és tu?
Ephigénia diz: "Sou a Fada do Som, e estou aqui para te ajudar a perceberes os sons. ..."

Sofy *

sábado, 15 de março de 2014

Surda-muda???




NÃO!!! Não sou...

Isto é uma palavra que alguns médicos e a maioria das pessoas usam para falarem dos surdos.

Digo-vos que é uma palavra que me ofende muito, que me irrita, que me faz sentir discriminada, que me magoa, que me põe fora de mim e nem sei bem porquê.

Eu não sou Muda, eu  como todos os surdos, tenho voz.. E para aqueles surdos que não são oralistas, temos uma Língua e comunicamos. Eu falo oralmente, embora de uma forma diferente, e ás vezes perguntam.me se sou estrangeira, às vezes, na brincadeira, costumo dizer que sou ucraniana, porque é necessário algum tempo para me perceberem, e também uso  a Língua Gestual Portuguesa que é a minha Língua Materna., quando é necessário e também quando me apetece.

Sou como uma pessoa estrangeira a que é preciso habituarmo.nos.

E só quem não tem nenhuma língua e não consegue comunicar é que é MUDO!

EU NÃO SOU MUDA!

EU SOU SURDA!

Sofy*

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O meu percurso escolar


onde fui mais feliz, 11º ano



Até ao 12º ano andei em 8 escolas.

Isso não é  normal!!! Dizem os meus amigos.

No máximo, as pessoas andam em 3 escolas, então andei em tantas escolas porquê?

Quem escolhe as escolas, geralmente são os pais e no meu caso também foi assim, e se mudei tantas vezes de escola foi sempre à procura de melhores condições e de felicidade.

Houve escolas em que fui muito infeliz, e por isso passava longos períodos sem ir à escola, aprendia muito mais em casa, com a minha mãe.

Até se chegou a pensar em eu sair da escola e estudar só em casa(Homescholling, isto faz-se muito nos EUA), mas os meus pais achavam que eu precisava de estar com outras pessoas da minha idade, e embora em andasse sempre em escolas de ouvintes, sempre estive com pessoas surdas mas as suas conversas também não me interessavam.

Passei por momentos muito maus, verdadeiras situações de bulling que nunca contava aos meus pais, para não os preocupar e ficarem tristes, tive professores muito maus, que eles próprios também me discriminavam, diziam que o meu lugar era entre os surdos e que eu prejudicava a turma, e que não avançavam mais por minha causa, e isto era mentira, eu tinha até melhores notas que os outros, e estava mais atenta em algumas disciplinas!

Senti-me muitas vezes completamente excluída, posta de lado!

Havia ainda outros professores que em vez de me ensinarem, me faziam coisas, dando-me notas altíssimas, aí a minha mãe ficava furiosa, porque dizia que os professores eram maus profissionais e assim eu não aprendia.

As escolas em que fui mais feliz foram o Colégio Luso-Francês, embora aí fosse só a pré-primária e por isso era muito pequenina e não tinha noção da minha surdez, achava que quando fosse grande ia falar como os outros, e na escola Augusto Gomes, em Matosinhos, onde fiz amigas verdadeiras que ainda tenho.

Na escola de referência, Alexandre Herculano, onde integrei uma turma de 12º ano só para surdos, em que eu era a única rapariga,  também não gostei.

Das pessoas surdas, fiz amigos, que ainda hoje tenho, mas não gostei da divisão entre surdos e ouvintes, da falta de interesse dos meus colegas pelas disciplinas, da facilidade com que dão as notas, da pouca exigência com as pessoas surdas, da preguiça dos surdos o que depois faz com que os pessoas surdas tenham muito mau português.,

Esta escola foi para mim também uma desilusão, mas como em tudo houve coisas boas e conheci algumas pessoas fantásticas como a professsora de Biologia, a Dra Adelia por quem tenho imenso carinho.

Se eu fosse aqui falar de todo o meu percurso escolar dava um filme e nunca mais acabava, tive situações mesmo muito, muito más, mas de certeza toda a gente passou por situações más e aquilo que não nos mata, torna-nos mais fortes!
Mas também tive professores fantásticos que se interessaram por mim e se esforçaram ao máximo.
Lembro aqui alguns dos bons professores que passaram na minha vida,
a professora Helena de piano, a prof Cuca de ballet , as profs. Maria João e Margarida de ballet, a prof Mónica Pacheco do ensino especial, a prof Luísa da pré-primária, o prof Diamantino de dança, a prof. Emília Fradinho de inglês, a prof. Cristina Guimarães de matemática, e a prof Paula Quelhas de matemática.

kissss

Sofy*

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

I.C. a favor ou contra




Ultimamente tem-se falado muito dos implantes cocleares, é nos jornais, na televisão, etc. e porquê?

Porque mais uma vez não há implantes em Coimbra para colocar em crianças e adultos, e mais uma vez a APAIC (Associação Portuguesa de Apoio aos Implantados Cocleares) escreve cartas, fala com a comunicação social, tentando chamar à atenção do I.C., desta vez o pai do Matthew (do movimento Silent Sculture) ajudou a APAIC na sua luta pelos implantados, de mostrar as vantagens dos I.C..

Mais uma vez algumas pessoas surdas que são contra os I.C. são extremamente agressivos nas suas formas de lutar contra os I.C. muitas vezes sem realmente saberem o que é o I.C., dizendo mentiras e coisas que até lhes fica mal porque dizem tantos disparates.

Chegam até a pôr vídeos falsos, e quando lhes pergunto, aqueles que me conhecem, se eu sou doente, infeliz, atrasada ou outra coisa assim, respondem-me que não é nada contra mim, mas contra o I.C. e eu digo mas eu tenho I.C. desde os 3 anos de idade e agora tenho 20 anos.

E sou muito feliz com o meu I.C. mas aceito pais que não queiram pôr I.C. nos seus filhos, é a opção deles,embora ache que não é a melhor opção.

Agora dizerem que são contra os I.C. porque acaba a LGP, ou a comunidade surda, é para mim puro egoísmo, nunca ouvi falar de que as pessoas cegas estejam contra o olho biónico porque os cegos vão acabar  e o braille também vai acabar.

Estes argumentos são discriminação, ignorância e talvez até manipulação das pessoas surdas.

Eles dão argumentos falsos e negam a verdade, os factos.

Existem em Portugal cerca de 1000 implantados, muitas crianças e jovens, ninguém morreu, nem ficou  paraplégico, também não conheço ninguém com problemas psicológicos por ter I.C., pode ter outras doenças como todas as outras pessoas.

Há I.C. melhores que outros por exemplo o meu I.C. não foi dos que teve mais sucesso, mas ainda assim agradeço todos os dias aos meus pais por me darem um I.C..

Gostava muito de fazer um 2º I.C. se pudesse!

E digo mais... Sou surda, vou sempre ser surda, tenho amigos surdos e ouvintes e implantados, negros, chineses, altos e baixos,..., sei LGP  mas tenho um I.C. que me dá a liberdade de ouvir a música, o mar, o canto dos pássaros e a voz dos meus pais, do meu irmão e do meu namorado!!!

Sofy*

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Saber dizer não...

À volta das praxes ficou tudo maluco!

As pessoas estão a confundir praxes com rituais estúpidos.

Se eu estivesse a entrar agora para a faculdade, tenho a certeza absoluta que os meus pais não me iam deixar ir à praxe.

Em relação ao acontecimento trágico, já não é a primeira vez que acontece algo tão grave.


Para mim, aquilo que aconteceu no Meco, não é praxe, são rituais patéticos, tipo sociedades secretas e deve ser dos muitos filmes e livros que se vêem e lêem e não se conseguir distinguir a realidade da ficção; Agora os jovens só se divertem  se enfrentarem a morte e fizerem coisas parvas e acham que isso é  que faz deles o máximo!


O que se passou no Meco, não é praxe, é fanatismo, é loucura!


É claro que ninguém era caloiro, nem inocente, ninguém estava lá obrigado!


É óbvio que o Dux não apontou uma arma à cabeça dos Doutores e eles podiam perfeitamente dizer não.


Foi muito grave claro, podia ter sido evitado, mas eles foram os únicos responsáveis.

Embora também pense que as praxes deverão ser feitas dentro das suas faculdades, com regras e com maior controlo.

Claro que aparece sempre jovens que acham que são os maiores e vão querer humilhar e mandar, mas aí nós, os que são praxados, temos que reagir e enfrentá-los.

Eu própria tive um Doutor que não sabia que eu era surda, dirigiu-se a mim e disse algo que eu não percebi pelo que lhe pedi para repetir, então ele, a gozar comigo, chamou-me burra!
Claro que não deixei passar, ele teve que me pedir desculpa e assim o fez.

É claro que se fosse hoje, de certeza absoluta, que os meus não me deixavam de maneira alguma fazer parte da praxe.

Nenhum deles entrou nas praxes, o meu pai diz que é uma forma de bulling, a minha mãe diz que é uma perda de tempo e o meu irmão que também não quis fazer parte da praxe, diz que é um bando de frustrados que tem na praxe a única hipótese de mandar em alguém;

Então o que vejo eu na praxe?




Eu já fui caloira duas vezes, e adorei, foi uma óptima experiência e deixou-me muito feliz, porque o meu objectivo era me integrar melhor no grupo, pois eu tenho muitas dificuldades em arranjar amigos, e aumentar a minha auto-estima, que é um pouco baixa.

Deu imenso resultado, senti-me igual às outras pessoas pois todos me respeitavam.

Também acho que em vez das praxes fazerem rituais parvos, podem sim fazer actividades de solidariedade, passeios culturais, festas temáticas, debates, etc.; e assim integrarem melhor os caloiros.

Coisas como comerem excrementos, lamber o chão, fazer de conta que estão a fazer sexo, despir ou outras coisas parecidas, para mim isso não é praxe e os caloiros devem saber dizer "NÃO".

Espero que as praxes não acabem mas tenham mais controlo e que isto sirva para alguns jovens perceberem que andam muito errados!

 Tenho o maior orgulho nas                            minhas afilhadas

Sofy*

sábado, 25 de janeiro de 2014

Perfumes e Chocolates...

Paladar(gosto), olfacto(cheiro), visão(ver), audição(ouvir) e tacto(sentir) são os cinco sentidos de um ser humano, estar privado de um desses sentidos, no meu caso da audição, leva-me a tentar aproveitar mais os outros sentidos.

Diz-se que quando não se tem um sentido, se desenvolve mais os outros, penso que só com força de vontade e prática(treino) é que conseguimos desenvolver mais os outros sentidos, mas também penso que algumas pessoas já nascem com certos Dons.
Por exemplo, eu não vejo melhor porque sou surda, sou sim mais atenta às expressões das outras pessoas, aos seus movimentos, ao movimento dos seus lábios, ao que acontece à minha volta e às vezes apercebo-me de coisas que os outros não vêem.

Mas penso que o meu cheiro e paladar estão mais apurados, não por ser surda mas porque nasci assim e porque a minha mãe tem um olfacto apuradíssimo e sabe dizer o que uma pessoas comeu só pelo hálito de uma pessoa e também identificar os perfumes e eu sou como ela.

O perfume e o chocolate são dois mundos ricos em odores(cheiros), paladares e texturas.

  Não consigo passar sem os dois; São um mundo mágico que me fazem sonhar.

O perfume dá-me bem estar, confiança, alegria e as embalagens também fazem parte deste mundo, adoro Boss Women da Hugo Boss, J´Adore da Dior e Omnia da Bvlgari.





O chocolate preto, branco, de leite, recheado, em pó, granulado, líquido, em tablete para a mousse, bombons, etc., uma infinidade de formas e sabores para vermos e usarmos e de degustarmos(saborear).

O chocolate desperta em mim , sentimentos tão bons e contrariamente a outros doces não sinto  que o chocolate vá directamente para o meu rabo (que me engorde), mas sim vai para o brilho dos meus olhos, faz-me feliz.

Os melhores chocolates para mim são os Suíços mas em Portugal se fazem chocolates muito bons, como os de Arcádia e da Casa Grande!

  Experimentem as línguas de gato de Arcádia!
Divinais!!!

Ah! e o filme "Chocolate", já viram?
Com Johnny Deep e Juliette Binoche


Adorei ver este filme sensacional, vale a pena ver.

Sofy*

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O meu I.C.




Até agora nunca falei no I.C. e porquê?

Já uso I.C. há 17 anos, por isso para mim é algo normal, que faz parte de mim como a roupa ou os sapatos que visto e calço todos os dias, não me imagino a sair sem o meu I.C., é como uma pessoa que usa óculos e que tem que os pôr todos os dias.

Nucleus22


Eu ainda sou do tempo em que I.C. era um aparelho que se usava à cintura , preso por um cinto, e que não ficava lá muito bem na roupa, e também era um pouco incómodo (não era confortável) usar este aparelho. O meu 1º I.C. (Modelo Nucleus 22) tinha uma caixa do tamanho do 1º Ipod, que eu tinha que usar à cintura com um cinto e tinha um fio que o ligava ao retroauricular (aparelho que estava atrás da orelha) e mais à antena, era uma coisa a que eu estava habituada e nunca tive vergonha, andei com este aparelho cerca de 12 anos, mas quando comecei a ficar maior, por volta dos 13 anos, quando usava um vestido, ou quando usava o fato de ballet, o aparelho era muito feio de se ver.

Freedom


Eu queria muito trocar de I.C. mas devido à minha programação difícil, a troca do meu I.C. era sempre adiada, até que em 2009 foi possível a troca pelo modelo Freedom.

E de facto não podia haver melhor nome para um aparelho - Freedom- que em português quer dizer liberdade.

Este Freedom libertou-me daquele aparelho à cintura e do fio.
O Freedom deu-me a liberdade de ouvir melhor, de poder dançar com liberdade e mais à vontade.

Agora gostava de poder trocar pelo Nucleus 6 mas mais uma vez vou ter que esperar.

Espero que 2014 me traga este pequeno sonho.

Sofy*

2014



A passagem de ano é sempre um bom motivo para se olhar para a frente, e começar novos projectos.
Este fim de ano foi para mim muito especial, ao mesmo tempo que concretizei um sonho, não tinha ao pé de mim quem eu mais queria, mas passei-o com umas grandes amigas, com os meus pais e irmão e amigos!
Por isso ao bater das 12 badaladas brindei com muita alegria e esperança, a entrada de 2014!

Sofy*

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

As coisas que a minha mãe diz...E se calhar todas as mães dizem!!!

February 2011 in Little Venice, London


"Porque eu digo e pronto!"

"Faz como tu quiseres, já não ouves os meus conselhos..."

"Um dia mais tarde, vais me dar razão..."

"Achas que eu sou dona de um banco?"

"O dinheiro não cai do céu..."

"Então? Esse banho acaba hoje? Ainda te vais dissolver na banheira..."

"Parece que passou um tsunami no teu quarto!"

"Vais abrir uma sapataria?"

"Despacha-te, pareces uma lesma!"

"Isto não é uma democracia, eu é que mando!"

"Não olhes para o que eu faço, olha para o que eu digo!"

beijinhos

Sofy*

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Hair Color Chalk

Foste convidada para uma festa e gostavas, de repente, sair com um look diferente, arrojado?



O Hair Chalk é o ideal, simples, rápido de aplicar, e vai fazer com que fiques com um look fantástico.

 


Podes assim combinar a cor do cabelo com a roupa, maquilhagem e tirar quando te fartares.

Não estraga o cabelo e sai depois de algumas lavagens do cabelo.

E assim uma espécie de rimmel mas para o cabelo!

É um produto da L'Oréal.



Usem e abusem!!!

Se quiserem obter mais informações tem aqui :)

http://lorealprofessionnel.co.uk/products/haircolour/index-haircolour/hair-chalk-hub/

Beijinhos
Sofy *

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Vida Académica




Embora estejamos quase no Natal, para mim ainda agora começou o novo ano.

A primeira semana foi a semana da recepção do Caloiro e na minha faculdade os alunos foram dispensados das aulas, este ano recebemos muitos caloiros =).

Eu não tenho ido muito à praxe pois decidi que este ano vou me dedicar mais ao estudo e ao trabalho.

Vou à praxe e às festas de vez em quando. (E vou muitas vezes trajada ihihih :))

Quais são,então, os meus objectivos para este novo ano?
  •   Estudar mais;
  •   Trabalhar para o meu projeto de Turismo Rural e exploração   agrícola;
  •   E participar nas actividades da Tuna;

Na verdade, não gosto muito de estudar mas é preciso, e fico sempre ansiosa quando começam as aulas porque nunca sei aquilo que me espera, ADORO comprar material novo, principalmente canetas e organizar o horário, sentir os cheiros que andam no ar e ir às festas, conhecer gente nova, e no prazer que algumas cadeiras do curso me dão.

E pensar em novos obstáculos, e as rejeições porque passo todos os dias, a mudança de intérprete, se vou ter intérprete, etc.

Se vou ter professores que me compreendam que se esforcem, se os meus colegas vão ser bons colegas, se as aulas e as matérias vão ser interessantes, se vou continuar a gostar do curso, se vou conseguir ultrapassar os obstáculos.

Enfim, ao longo do ano, muitas vezes renovámos as esperanças e assim nos motivamos.

Mas também é sempre o inicio de um novo ciclo e seguir em frente porque amanhã as coisas vão ,com certeza, ser melhores.

Sofy*


Chegou o frio...

Chegou o inverno, chegou o frio...

Eu, sinceramente prefiro o Inverno ao Verão. Adoro usar muita roupa e botas,  estar muito confortável, e ficar em casa, esparramada no sofá, toda tapada com uma mantinha, a ver filmes e filmes e muito bem acompanhada (pelo namorado, ou pela Izzie, a minha cadelinha, que é mesmo amorosa). Mas este ano, o frio ainda não apareceu só a chuva apareceu e também o meu tempo para ficar sem fazer nada no sofá é muito pouco!



 
 
Esperemos pois pelo frio!!!
 
Sofy* 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

"Não deixes para amanhã, o que podes fazer hoje!"

Quando lhe pedem algo ou tem algo para fazer, ao virar as costas já se esqueceu do que tinha para fazer?

Cá em casa somos todos assim, por isso temos que usar de truques para não nos esquecermos das coisas.

A minha mãe, por exemplo, já me foi levar ao colégio mas esqueceu-se de mim e foi para o colégio e deixou-me à porta de casa.

O meu pai já se serviu, num restaurante, da comida sem virar o prato e então a comida começou a escorregar pelo prato fora!

O meu irmão já foi para o colégio e não levou a mochila, deixou tudo em casa e Eu?

Eu sou a mais normal, esqueço-me de algumas coisas mas tento ser mais organizada e por isso tenho aqui algumas soluções:



- agendas (onde apontar tudo, mesmo tudo)

- Pulseira com PEN (assim não se perde tempo à procura da pen)

- Chaves com porta-chaves bonito, com localizador, basta falar alto que ele apita (para não perder tempo á procura das chaves ).

-Ter sítios certos para as coisas e não atira-las á sorte.

- Preparar as coisas com antecedência e calma porque a pressa é muito amiga dos esquecidos.

- Por o telemóvel a tocar ou vibrar a determinada hora para não nos esquecermos das nossas tarefas e compromissos.

-E finalmente, uma invenção maravilhosa ,os post-it, colar post-it por todos lados.

Se nada disto funcionar , arranjem uma secretária pessoal , ah ah ah.










Beijinhos

Sofy*

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

As Férias estão a chegar ao fim.




Vem ai Setembro, o Outono, o regresso à escola/faculdade, ao trabalho e a todas as tarefas interrompidas pelas férias.
Para mim o ano devia começar em Setembro e não em Dezembro na "Passagem de ano".

É óbvio que gostava que as férias continuassem, mas por outro lado, sinto-me ansiosa por começar um novo ano.

Voltar à faculdade, à tuna e a um novo projecto que está a mudar a minha vida e da minha família.

Um sonho antigo que se está a concretizar (a acontecer, a tornar real).

Adoro o meu curso, e numa época em que todos os jovens pensam em ir trabalhar para fora de Portugal, e com as pessoas surdas isso também acontece e até é pior, porque realmente nós, surdos não temos as mesmas oportunidades que os ouvintes, eu tenho a liberdade de escolher o meu caminho profissional, tentando criar o meu próprio emprego.

Claro que isto só é possível  com a ajuda da minha família.

Não vos vou ainda falar do meu projecto.

Fica para quando o projecto estiver mais desenvolvido.

O verão está a acabar e vêm aí o Outono por isso aproveitam bem o resto das ferias, por mim é o que estou a tentar fazer ;).

Beijinhos

Sofy*

terça-feira, 9 de julho de 2013

Métodos de tortura

Sinto-me torturada!

Está um calor de morrer, e eu em casa a estudar, só acabo os exames no dia 16!

Eu sei que sou culpada,  e lá vem o ditado " não deixes para amanhã o que podes fazer hoje! "

Se eu tivesse estudado mais para os exames finais,  não iria agora ao recurso.

Bem, parece que a partir de quarta feira descem as temperaturas!
Mas posso sempre estudar dentro da piscina...



Sofy*

Expressões Idiomáticas



Uma vez quando era pequena, devia ter para aí uns 10 anos, a minha mãe disse-me que eu "Falava pelos cotovelos", não percebi o que ela queria dizer e perguntei-lhe, se a voz saía pelos cotovelos, ela achou imensa piada e explicou-me que existiam muitas frases que só se usavam em Portugal e que tinham um significado próprio, e que toda as pessoas as usavam quando estavam a falar.

Então "Falar pelos cotovelos" significava falar muito, demais!!!

De facto, gosto muito de falar e não me calo, seja oralmente seja em LGP.

Mas ainda voltando aos "ditos portugueses", existe uma página de facebook que vende camisolas com os tais "ditos portugueses", traduzidos para Inglês, literalmente (quer dizer palavra por palavra) e que em Inglês fica completamente sem sentido e ficam muito cómicos!

https://www.facebook.com/PortugueseSayings?fref=ts

Algumas expressões que acho o máximo e que uso bastante:
  • Put yourself at stick! ("Põe-te a pau!", significa: "Tem cuidado")

  • I`m on the inks ("Estou-me nas tintas", significa: "Não quero saber ou não me importo ou estou farta")

  • Are you armed in a racing mackerel? ("Estás armado em carapau de corrida?", significa: "Pensas que és o melhor?")

  • You are good as corn! ("És boa como o milho!", significa: "és muito boa")


E acabando pela 1ª expressão que conheci:
- You speak by the elbows! (tu falas pelos cotovelos)P

Pois falo, sim senhor!!!

Sofy*

sexta-feira, 21 de junho de 2013

A Música e eu

Adoro a música, o som dos instrumentos musicais principalmente o piano e a viola.

É óbvio que não ouço a música como os ouvintes, aliás penso que o que ouço é mesmo pouco, sinto a vibração no meu corpo das ondas sonoras, e isso dá-me uma alegria imensa e sobretudo vontade de dançar.

É claro que não percebo nenhuma das letras, por isso tento sempre fazer leitura labial(quando dá)e também ler as letras das canções.

Sei que os ouvintes não conseguem viver sem música, sobretudo na adolescência, aliás um rapaz ouvinte que conheci, achou que não podia sequer ser meu amigo porque eu não conseguia partilhar com ele o seu enorme interesse pela música!!!

Sei também que a música tem a capacidade de alegrar ou pôr triste uma pessoa, mas comigo a música só me põe alegre mesmo quando é uma balada triste(musica mais calma) eu sinto-me bem!!!

Sei também que às vezes os ouvintes ouvem uma música e ficam com ela dentro da cabeça todo o dia, isso acontece-me com algumas letras e às vezes tenho uma enorme vontade de cantar e canto para mim, com palavras, gestos e o meu corpo.

Enfim, adoro a música e a dança e acho que uma coisa está ligada à outra.

(A música e a dança andam juntas)




Paul McCartney 's' My Valentine 'com Natalie Portman e Johnny Depp




KARAOKE GESTUAL, Adriana Calcanhoto



Sofy*

terça-feira, 11 de junho de 2013

Cores Néon

Este ano a moda está muito Néon-Fluorescente quer dizer que as cores têm luz.



Adoro todas estas cores, sobretudo o rosa, e sempre tenho nas minhas roupas algo néon.

Usem e abusem meninas e meninos!!!



Sofy*


Fake Bake

Já te aconteceu ires para a praia pela primeira vez e estar tipo "copo de leite"(branca, branca, branquíssima) e todos os teus amigos já estão morenaços???  AWFUL!!!

Então o que fazer?

O Fake-Bake é um novo método de autobronzeamento que não parece que foste pintada à pistola, porque não te põe cor de laranja mas sim um creme que te deixa com um tom bronzeado natural sem manchas, se fizeres várias aplicações (se puseres mais vezes o creme), o tom de pele bronzeada vai aumentado.




Se quiseres mais informações sobre este método de autobronzeamento, deixa aqui as tuas perguntas! :)

Ser Surda e crescer numa família de ouvintes


Nasci surda no meio de uma família de ouvintes, fiz um Implante Coclear aos 3 anos, contrariamente à maior parte dos I.C., o meu não funciona plenamente porque também nasci com uma atrofia dos nervos auditivos, o que faz com que I.C. não tenha o sucesso que tem noutros jovens implantados. 

Mas apesar disto o I.C. para mim é um milagre porque ainda assim consigo ouvir alguns sons mas outra vez escreverei só sobre o meu I.C. Agora só quero falar de ser surda e viver no meio de uma família de ouvintes.

Os meus pais são maravilhosos e esforçam-se muito, o meu irmão às vezes não se lembra que eu sou surda e, por isso, ainda hoje fala depressa demais.

A minha mãe é aquela pessoa que melhor me entende e que mais conversa comigo e entendemo-nos perfeitamente(oralmente) mas já falámos em L.G.P.(a minha mãe tirou o curso de Interprete de Língua Gestual Portuguesa).

O resto da família, avós, tios, primos são pessoas que pouco falam comigo.

Nos almoços de Domingo, os meus pais traduzem-me a maior parte do que se fala à mesa, mas as outras pessoas(tios, primos) nem se dão ao trabalho de me incluírem nas suas conversas!

Põe-me logo à parte!!!É como se eu fosse invisível!

Já me senti muito revoltada, às vezes ainda me sinto, sobretudo quando as pessoas me perguntam alguma coisa e me viram costas enquanto estou a responder, fico furiosa!

E se isto acontece em família imaginem como será com as outras pessoas que não são família.

É verdade, isto é a minha vida. É tentar encontrar pessoas que tenham calma e inteligência para me perceberem(porque a minha voz e maneira de falar é diferente, é preciso  habituação e calma) e para eu os perceber(porque este é o meu maior problema, não consigo perceber logo o que as pessoas dizem, depende da forma como falam) e então peço para repetirem uma vez, duas vezes, três vezes, às vezes se ainda não percebo, desisto(para mim a 3ª vez é de vez).

Claro que posso sempre fingir que percebo tudo, como muitas pessoas surdas fazem, dizem que percebem tudo, dizem que sim e sorriem, ficando os ouvintes com a sensação que nós percebemos tudo e que temos super-poderes(o nosso super-poder da leitura labial ajuda, mas não dá para perceber tudo) mas eu não sou assim, não me resigno(não aceito), quero perceber, quero saber do que falam, do que se riem, porque estão alegres ou zangados.

Quero saber "o que se passa", quero saber TUDO e AO MESMO TEMPO!!!Sou chata? se calhar sou,dá trabalho???

Sim dá, mas eu tenho esse direito, sou da família, as relações começam na família! (Tenho uma única prima quase da minha idade que nunca fala comigo, encontramo-nos todos os fins de semana e quando tento falar com ela, ela diz que não me percebe e vira-me costas, PORQUÊ??? Ela é uma óptima aluna, por isso a inteligência não lhe falta, então qual é o problema? dá trabalho, por isso só posso concluir que ela não tem paciência para mim).

E talvez se a família mudar , as outras pessoas se esforcem também!

Às vezes sinto-me uma estrangeira no meu próprio País!

Uma vez perguntaram-me se era melhor ser surda ou cega,(esta pergunta já é estúpida, mas ainda assim respondi),respondi que prefiro ser surda embora as pessoas surdas se sintam mais isoladas que as cegas.

Citando Helen Keller:
"A cegueira afasta as pessoas das coisas, mas a surdez afasta as pessoas das pessoas"



Sofy*