sábado, 15 de março de 2014

Surda-muda???




NÃO!!! Não sou...

Isto é uma palavra que alguns médicos e a maioria das pessoas usam para falarem dos surdos.

Digo-vos que é uma palavra que me ofende muito, que me irrita, que me faz sentir discriminada, que me magoa, que me põe fora de mim e nem sei bem porquê.

Eu não sou Muda, eu  como todos os surdos, tenho voz.. E para aqueles surdos que não são oralistas, temos uma Língua e comunicamos. Eu falo oralmente, embora de uma forma diferente, e ás vezes perguntam.me se sou estrangeira, às vezes, na brincadeira, costumo dizer que sou ucraniana, porque é necessário algum tempo para me perceberem, e também uso  a Língua Gestual Portuguesa que é a minha Língua Materna., quando é necessário e também quando me apetece.

Sou como uma pessoa estrangeira a que é preciso habituarmo.nos.

E só quem não tem nenhuma língua e não consegue comunicar é que é MUDO!

EU NÃO SOU MUDA!

EU SOU SURDA!

Sofy*

4 comentários:

  1. mais nada tudo que está escrito verdade..
    estou contigo amiga bjs grande
    Salazar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kiki!
      Obrigada pelo apoio :)
      Beijinhos
      Sofy*

      Eliminar
    2. Oi Sofia gostar namorar solteiro namorada solteiro triste 😞

      Eliminar
  2. Olá querida, eu vi texto acima e interessado.
    As vezes surdos sente magoa porque não gosta de muda,
    sou surda também, mas consegui de libras comunicado com ouvintes e surdos e sente normal.
    Quero só mostra uma coisa que pessoa surdo possível voltar ouvir?
    Possível porque Deus é amoroso ajudar surdos voltar por favor leia Isaias 35:5,6 e também
    Passado Jesus ajudou surdo voltou escutou e fala normal Marcos 7:31-37. Tem bíblica de libras
    www.jw.org. Sou Testemunha de Jeová porque quero ajudar surdos aprende de bíblica verdade.
    Pode add nynohana66@gmail.com.

    Obrigada.

    ResponderEliminar